Danças Circulares
Oficina: Giramundo - Brinquedos cantados e danças circulares infantis

Na oficina Giramundo, danças e brincadeiras de diversos povos entrarão na roda, além do Brasil com sua influência indígena e africana, de Bolívia, Portugal, Espanha, Grécia e Israel.
O objetivo é resgatar a cultura das rodas brincantes despertando nos participantes a criança sempre viva na alma de cada um.

Duração: Módulos de 12h ou workshops de 4 a 8 horas.
Público alvo: Estudantes e profissionais das áreas de Educação, Psicologia, Terapias Holísticas, Expressões Artísticas, Desenvolvimento Pessoal, Animação Sócio-Cultural, Serviço Social e público em geral.

Curso
Musicalização para Educadores

A educação musical nas escolas e em outras instituições precisa sempre ser reciclada pelos educadores.
Aqui serão vivenciadas propostas pedagógico-musicais que sensibilizem e preparem o participante, dentro de uma abordagem contemporânea e humanista.
O objetivo é entrar em contato com o mundo sonoro, com a percepção rítmica, melódica e harmônica através de uma aprendizagem intuitiva e coletiva, despertando a expressão e a criatividade nas manifestações da musicalidade de cada um.

Público alvo: Acadêmicos de áreas humanas, professores de educação infantil, ensino fundamental e outros interessados.

Duração: Por módulos, completando até 20h ou um encontro de 4 a 8 horas para sensibilização.


Curso
Palestra: Afinando-se através da música

A música é uma arte social por natureza e tem o poder de nos unir e nos afinar coletivamente. Através dela, tanto o indivíduo quanto a coletividade podem se conhecer melhor e construir um ambiente mais harmônico e produtivo. Dentro destes conceitos, a palestra visa oferecer um momento de reflexão sobre a importância do som e da música em prol da qualidade de vida através de uma conversa afinada com o público. Além disto, canções e dinâmicas musicais surgem durante a palestra como forma de interação.

Público alvo: Grupos diversos de empresas, escolas, associações, SIPATs, entre outros.
Duração: Palestra de aproximadamente 1h30min.

 

Nana Toledo

Arte-educadora e Musicoterapeuta com mais de 25 anos de experiência.
Escritora, compositora, cantora, contadora de histórias e focalizadora de danças circulares, com diversos CDs e livros editados e distribuídos no Brasil e no exterior.
Premiada nacionalmente em 2002, onde recebeu do MEC e da Fundação Bunge o Prêmio de Incentivo à Educação pelo projeto “Viva a Música”, realizado com crianças da rede pública de Blumenau/SC.

-Pós-Graduada em Musicoterapia pela Faculdade Internacional de Curitiba / PR
-Especialista pós-graduada em Alfabetização pela Univali de Itajaí / SC
-Educadora Musical e Pedagoga graduada pela Furb de Blumenau / SC
-Contadora de Histórias formada pelo SESC / SC e outros nomes de referência como Luiz Canoa, Sergio Bello, Felícia Fleck e Fábio Sombra.
-Focalizadora de Danças Circulares formada pelo Giraflor de Curitiba e outros nomes como Cris Menezes, Bruno Perel, Lucia Cordeiro, Renata Ramos, Vilmar Conzatti e Luiz Henrique.
-Professora de Cantoterapia e canto popular com cursos de aperfeiçoamento com Denise Sartori, Elaine Boniole, Pablo Trindade, Tomaz de Lima, entre outros. .



       

Espetáculo
Cirandinha

Um trecho do poema “A Ciranda” de Mario Quintana abre esta roda musical recheada de cantigas, brincadeiras, jogo de parlendas e versos vindos da oralidade do folclore brasileiro, além de músicas autorais.
No centro da roda, um balaio representa a ciranda no meio do mundo, e dele saem sons, histórias e poemas que iluminam desde uma festa de São João até o mar azul de tantas sereias.
Com Lucas Toledo no baixo e percussão e Nana Toledo na voz e violão, Cirandinha oferece uma oportunidade para o público recordar e ampliar seu repertório folclórico, poético e musical.

Duração: 40 min
Público:para crianças de 4 a 9 anos, educadores, pais e comunidade.

Contação de histórias
Cantos e contos para os pequeninos

Com sons de sininhos, pandeiro e violão, Nana conta e canta as histórias de Nino e Nina, Os Irmãos Carneirinho e Carneirão e Mistérios na floresta.

Duração: 30 min
Público: crianças de 2 a 6 anos.

     

 
 

Espetáculo
A Fada Sonhadora e outros contos

Nana Toledo com suas canções e seu violão apresenta a história de seu livro “A Fada Sonhadora” e mais dois contos: “O Sol Azul” e “A História do Macaco”. Nestas três histórias, os personagens de algum modo gostam de romper paradigmas e de voar, seja numa vassoura, nas asas da imaginação ou de galho em galho pela mata. A contação vem recheada de músicas e brincadeiras onde o público interage com a contadora.

Duração: 40 min
Público: infantil (6 a 10 anos)

Show
Só Pra te Contar

Este show é dedicado a todas as crianças grandes e pequenas que gostam de cantar, dançar e ouvir histórias. É um show onde Nana apresenta canções e narrativas do álbum "Só Pra te Contar" (2012), incluindo composições mais antigas do projeto Língua Enlinguarada e Poeminhas Ecológicos.
Num show mais acústico ou com a banda completa, cantos e encantos vão soar em seus ouvidos e tocar seu coração.

Duração: 1 hora
Público: infantil